segunda-feira, março 17, 2008

Mens sana in corpore sano


Estávamos convictos de que a maior preocupação e o alvo favorito do actual Governo eram os professores, que até já foram apelidados de hooligans por um senhor a quem convinha fazer uma operação plástica ao cérebro mais bem sucedida do que aquela com que desfigurou a cara, para quem não o ouviu nem se apecebeu da grotesca máscara, Emídio Rangel. À frente. Cem mil docentes saíram à rua na maior manifestação de sempre de uma classe profissional na Península Ibérica para exprimir de forma pacífica, e sobretudo cívica, o seu descontentamento. No entanto os olhos de cada um vêem o que cada um quer e daí retiram as ilações que bem entendem. Adiante! Na realidade, e voltando ao início, o certo é que o executivo PS encontrou novos focos de interesse em que concentrar as suas energias. Muitos coelhos saem da cartola dos governantes socialistas e eis senão quando, manobra de diversão inusitada, somos brindados com a proposta de um projecto lei que visa proibir a colocação de piercings na língua e nos genitais, bem como impedir a aplicação de piercings, tatuagens e de maquilhagem permanente a menores de 18 anos. Questão que se impõe: atravessamos uma época tão áurea que permita o luxo de ter ocupados os fracos cérebros e o escasso tempo dos líderes da nação com este assunto? Outras questões que igualmente se impõem: não há práticas legais mais nefastas para a saúde dos cidadãos em geral do que aquelas que esta lei visa impedir? Não é mais grave a mania de borrar as paredes com pseudo-graffitis que originam uma imensa poluição visual e desfeiam a paisagem urbana do que desenhar no corpo aquilo que bem se entender? Não há questões muito mais prementes no leque das preocupações comezinhas, como por exemplo o incremento da violência, a exigir a atenção da Assembleia? Isto é, no mínimo, Felliniano! E já agora, não resisto a comentá-lo, esta medida é mais um passo na esteira da desresponsabilização de muitos pais de adolescentes e jovens portugueses, que por este andar têm os seus filhos educados pelo Estado e pelos professores (para quando a escola nas férias caramba?!) e já não precisam de os mandar constantemente para o quarto jogar Playstation (cheia de heróis mauzões e tatuados) ou navegar na Internet (onde eles se inspiram para estas práticas tão fixes) ou ver o Miami Ink na televisão (eu vejo e gosto!).
No entanto o aspecto mais grave de toda esta polemicazita, a meu ver, é o atentado à liberdade individual do cidadão que semelhante medida acarreta. Quando um indivíduo perde os direitos sobre o seu próprio corpo é caso para ter medo! Que pretenderá impor-nos o Governo nos próximos tempos? A abolição do uso de lingerie ousada e a comercialização exclusiva de cuecas de gola alta e soutiens reforçados? A proibição de qualquer intercâmbio sexual que não ocorra na posição de missionário e que não tenha fins procriatórios? A obrigação de tomar banho duas vezes ao dia mas nunca de banheira cheia e com espuma para poupar água e evitar fantasias de índole perniciosa? A proibição de usar sapatos de tacão alto fora de casa para preservar a coluna e relegar a atenção que se concentra nas pernas femininas para um plano mais superior, a saber os olhos ou o cabelo, se bem que este último também nunca possa ser pintado de cores berrantes e improváveis, assim como as unhas e as pálpebras que devem aliás manter a sua coloração original para evitar os químicos que se entranham no organismo?! Se alguém precisar de ideias desta índole ou ainda mais à frente conte comigo! Tenho um manancial inesgotável e igualmente castrador de atentados aos direitos e liberdades individuais do ser humano.
O Salazar, sob a alçada de quem nunca vivi, era para mim um mito controverso e, sobretudo, o sinónimo da força de um povo que se conseguiu libertar, ainda que tardiamente, das garras da ditadura. Hoje, numa época em que todos os rótulos mentem ou teimam em colorir a verdade, temos políticos que não se assumem, que se escondem por trás de ideologias partidárias e de definições arrevesadas, gente que perdeu a hombridade, homens que usam falsas promessas para chegar ao poder, lobos travestidos de cordeiros, Salazares de meia pataca. É sabido que as rosas têm espinhos. Só não era suposto que eles nos picassem com tanto afinco e desfaçatez!

3 comentários:

Denise disse...

Muito bom uma vez mais, Kika!

Kika disse...

Obrigada pelo teu alento Denise! E deixa que te diga que é sempre um prazer ir até ao Rabiscos e Garatujas.

confra-ria disse...

Olà kika! Piercings,tatuagens na ordem do dia dos nossos(eu nunca os quis lá)governantes?...é óbvio que é a principal preocupação da alma lusitana!Saude,Educação,Desemprego,Ambiente,são problemas hà muito tempo resolvidos,varridos para debaixo do tapete hà que se concentrar agóra no fundamental(leia-se fundamentalismo)os piercings e as tatuagens que como todos sabemos são as prioridades de todos os paises do eixo do Bem...
Olha Kika tenho receio que um povo que aguentou com o fascismo dos "brandos costumes"durante meio século, e que hoje passam os tempos livres nos Hipers e nas inaugurações de Túneis,tenho receio
que estas ideias encontrem nessas mentes um eco favoravel afastando assim as pessoas do essencial...
Mentes Sócrates,mentiroso !Mentes sem pudor...
Como sempre foi bom ouvir o que vem da toca do Bicho Bravo