quarta-feira, janeiro 07, 2009

Juan Muñoz


Dois sentados na parede, 2001


Juan Muñoz nasceu em 17 de Junho de 1953 em Madrid e morreu inesperadamente em Agosto de 2001, vítima de ataque cardíaco, com 48 anos de idade.
Frequentou o Curso de Arquitectura em Madrid e, posteriormente, estudou em locais como a Central School of Art em Londres e o Pratt Graphic Centre de Nova Iorque.
No início da década de 70 viajou pela Europa e filmou em Madrid uma curta metragem sobre os monumentos históricos da cidade.
Em suma, pertenceu a uma geração de artistas europeus que muito contribuiu para a expansão da linguagem escultórica nas últimas décadas. Os seus trabalhos integraram inúmeras exposições individuais e colectivas em locais tão conceituados como a Tate Modern Gallery, em Londres, ou o Museu Guggenheim, em Bilbao.
Neste momento, inúmeras esculturas, desenhos e instalações integram a exposição "Juan Muñoz, Uma Retrospectiva" que pode ser visionada no Museu de Serralves, no Porto. Juan expôs várias vezes em Portugal, cruzou-se com diversos artistas portugueses e ofereceu à cidade do Porto as esculturas que se encontram hoje no Jardim da Cordoaria, no seguimento das comemorações da Porto 2001.
Muñoz ganhou o mais conceituado prémio artístico espanhol, o Prémio Nacional de Artes Plásticas, em 2000.
Foi muito bom passar um fim de tarde em Serralves na companhia deste universo onírico e inusitado. Creio que todos os que puderem ir até lá agradecerão a experiência. Só lamento a dificuldade que tive em encontrar as imagens que aqui partilho, bem como a ausência de vários títulos por incúria das fontes a que recorri. No próprio museu estavam esgotados os desdobráveis desta exposição. Porém, quem lhe tomar o gosto, pode pesquisar por sua própria conta e risco.


Nariz partido II




Anão com uma caixa

Figura à escuta, 1991


O ventríloquo a olhar para o duplo interior, 1988–2000


Conversação

Em direcção à sombra

Sara com mesa de bilhar, 1996

Figura presa por um pé


2 comentários:

paulo disse...

olha, andaste a cultivar-te. fico cheio de inveja! e já viste: tão com um aniversário tão próximo de um bicho bravo que eu conheço... e acreditas que não sabia que já tinha morrido! eu tenho algumas imagens das obras dele, mas fiquei com mais ao passar por aqui! é dos artistas que faz pensar sobre o corpo, o seu peso e sofrimento/solidão.
obrigado pela partilha!
beijos e abraços

Kika disse...

Fizeste-me lembrar que outro bicho bravo que ambos conhecemos também está quase a ser bebé! Ainda bem, pois datas não é o meu forte.
Pois adorei ver o Muñoz e fiquei a pensar que a maioria dos Gémeos morre cedo... Deve ser de viver intensamente, eh,eh! Quem me dera poder partilhar mais, mas o tempo não me sobra.
Jocas e queijinhos da serra*