quinta-feira, setembro 13, 2007

Vozes que se espalham

Excerto de um artigo de J. Pacheco Pereira retirada do Abrupto, comentando o livro de Andrew Keen que abaixo se visualiza O Culto do Amador - Como a Internet dos dias de hoje está a matar a nossa cultura, pois nele revejo aquilo que penso.



ESTÁ A INTERNET A MATAR A NOSSA CULTURA?


A crítica de Keen e de outros "apocalípticos" falha ao menosprezar o enorme adquirido que se deu nestes mesmos 150 anos, a verdadeira revolução social, que permitiu a muitos milhões de pessoas, que viviam dominadas apenas pelo seu trabalho brutal e pela cultura "folclórica" tradicional, aceder a consumos que nunca tiveram e passar a ter voz em áreas que sempre lhes estiveram vedadas, seja como audiências de televisão, seja em estudos de mercado, seja em sondagens, seja comprando e votando. O efeito dessa voz cria uma enorme perturbação, degrada tudo, simplifica, confunde, mas, ao alterar sem retorno os equilíbrios elitistas do passado, gerou novas condições de democraticidade, competitividade e criatividade que também se verificam na rede.
Não sei até que ponto se encontrará um qualquer equilíbrio que trave o lixo demagógico que hoje enche tudo impante da sua nova voz tecnológica e salve a "nossa cultura", mas não posso, em nome dessa mesma "cultura", deixar de valorizar o acesso de milhões à porta de um mundo em que habita o "espírito", mesmo que assustado com tanta confusão.

(No Publico de 8 de Setembro de 2007)

2 comentários:

Anónimo disse...

Discordo de parte da leitura que JPP faz da blogosfera, assim como da forma como a categoriza.
E como ele critica logo quem fala das opiniões dele a esse respeito sem ter lido o livro em causa, estou á espera que ele me chegue para melhor estar documentado.

Denise disse...

Sobre isto, há um comentário interessante do Carlos Reis aqui: http://www.univ-ab.pt/blog/artigo.php?artigo=58