terça-feira, abril 06, 2010

As causas da crise


Entre 2006 e 2008, o Ministério da Educação pagou ilegalmente 5,12 milhões de euros a 164 professores requisitados para o desempenho de funções em entidades de direito privado e institutos públicos. Saliente-se que este é o mesmo ministério que faz apelos constantes à contenção orçamental e que exigiu aos seus funcionários que abdicassem, de cara alegre, do justo aumento irrisório anual a que têm direito. 
Resta saber como é que a actual ministra vai descalçar esta bota, herança envenenada da sua nada saudosa antecessora. Provavelmente fica tudo em águas de bacalhau!
Entretanto, é ainda mais grave que o ME, estando alertado pela Inspecção Geral de Finanças, desde 2006, para a ilegalidade em que estava a incorrer, tivesse persistido nos pagamentos até 2008, inclusive. O descaramento! Tentemos nós, comuns mortais que pagam os seus impostos, cometer uma qualquer infracçãozita e sai-nos bem cara a proeza. Basta atrasar um dia a declaração dos impostos e já estamos a levar talhada da grossa! Mas quando se trata de milhões que o Estado saca a si próprio para favorecer amigalhaços, a coisa passa de fininho. Como passam os Freeport, os diplomas duvidosos, os submarinos e o mais que se queira.
Quando nos destroem a carreira, após um congelamento de mais de dois anos que só contaram para efeitos de Segurança Social (se essa ainda existir daqui até lá!), a verdade é que não temos predisposição para engolir notícias desta índole, que nos revolvem as entranhas e nos desmotivam profundamente. Se tivermos em conta o facilitismo que impera no ensino, o insucesso que se tenta contornar com o inflacionamento das classificações e a indisciplina crescente, com agressões cada vez mais recorrentes, é caso mesmo para pensar em mudar rapidamente de vida.
Há crise em Portugal? Claro que sim, graças a centenas de ocorrências similares à atrás reportada. E depois mandam-nos apertar o cinto e ameaçam-nos com as consequências  da crise... Haja lata!   

2 comentários:

Jorge disse...

Amiga,

O pior de tudo é que exemplos destes continuam a repetir-se. Acabam por cair na banalidade e a indignação morre com a vulgarização... %&$#$%/&$!!!

Bjocas

Kika disse...

A verdade é que aqui cai tudo no poço do esquecimento a uma velocidade aterradora. Estamos a precisar de uma limpeza das antigas, essa é que é a verdade. Nem me importava de ser uma das mulheres-a-dias encarregues de tal tarefa...
Bom fim-de-semana :-)