quinta-feira, março 24, 2011

Crónica de uma morte anunciada


De toda a panóplia de opiniões com que hoje fomos bombardeados na comunicação social relativamente ao estado caótico e avacalhado em que se encontra esta nação, retive apenas algumas palavras da única intervenção que me marcou: a de António Barreto na Sic Notícias.
Independentemente do camaleónico percurso político deste indivíduo, que abandonou o PS na década de 90, a verdade é que gosto da forma pragmática como interpreta os acontecimentos e lê nas entrelinhas. 
Começou por salientar que nas constantes intervenções de elementos ligados ao governo tem abundado a expressão "não estamos agarrados ao poder" e o termo "responsabilidade", insistência esta que demonstra quão amargo é perder o poleiro e quão irresponsável foi esta governação, que nos enterrou em dívidas até ao pescoço. Frisou o seu desconsolo pelo "marialvismo" de ambos os líderes políticos, que se enfrentam, usualmente, como se de "uma lide na praça de touros" se tratasse e não do desastroso destino desta nação, tendo o estranho hábito de substituir o diálogo concertado por trocas de galhardetes e surpresas mútuas bombásticas através dos órgãos de comunicação. Analisou a intervenção de Cavaco Silva como "um discurso de boas palavras, mas fora do tempo e da possibilidade de acção". Quanto à postura de Sócrates, afirmou, com ar compungido, que, "se foi um gesto impensado, este homem merece repouso", mas que, na sua óptica, foi apenas mais um braço de ferro ao bom estilo a que nos habituou: ou me seguem de joelhos e não contestam mais nada ou derrubam-me! Entretanto, adiantou que, ou o primeiro ministro quer ir a eleições no papel de vítima, do qual é particularmente aficionado, ou não viu saída para o problema. Assim sendo, "não quis ser despedido, pois sabia que não tinha força, nem competência, nem inteligência, nem integridade, nem capacidade para resolver a crise e enfrentar a Europa." Por fim, acrescentou que "há sinais de muita manipulação e , na verdade, ninguém sabe qual é o real estado das finanças neste país", apelando então ao presidente da república e ao governador do banco de Portugal que esclareçam a nação sobre o estado das finanças públicas, pois se tal não ocorrer antes das eleições "é de uma enorme deslealdade".    
Acima de tudo, acredito nesta parte final e parece-me que vale a pena aguentar com as medidas do FMI, que não devem ser mais duras do que as do PEC IV (apesar de convir a muita gente acenar com esse grande bicho papão!), se isso for sinónimo de ficarmos inteirados das trafulhices, vigarices, escandalosos roubos e tremenda incompetência de quem nos anda a desgovernar há demasiado tempo e a duras expensas. Soltem a caca e liguem o ventilador, que vai espirrar trampa à fartazana para cima de muita gente.
E quando a casa for arrumada, só há uma saída possível, que é mesmo a do velho oeste: alcatrão e penas para cima do bem enfarpelado, no melhor alfaiate de Nova Iorque, pseudo-engenheiro Pinto de Sousa! Ou então somos mesmo uma corja de bandalhos que merecem ser empalados a sangue frio, uns pobres Bibis que vão a tribunal desdizer-se e afirmar que o Paulo Pedófilo afinal não come criancinhas ao pequeno-almoço e que tudo não passou de um grande equívoco. 
Por este andar, ainda passamos a ser conhecidos como República das Bananas habitada por tansos, porque de macacos não temos mesmo nada, excepto esta indolência característica que nos permite aguentar de bico calado tanta macacada! 

2 comentários:

Jorge disse...

Gosto de te ver de novo a escrever como tu muito bem sabes!
Só tenho é reservas a respeito do FMI - onde botaram as mãozinhas, não endireitaram nada e só causaram mais desgraças...

A solução, creio eu, é fazer como os islandeses, que deixaram de prestar vassalagem a Bruxelas, trataram de punir os culpados políticos pela crise e fizeram uma nega aos credores (que esperem por melhores tempos, como o simples cidadãos). Em suma, reassumiram a soberania nacional. Mas esta solução só parece ser viável em países onde existe um razoável grau de consciência cívica...

Tenho andado um bocado apertado de tempo, amiga... mas não me esqueci do tal café e de pormos a conversa em dia :)

bjocas
Jorge

Kika disse...

Obrigada pelas tuas palavras amigo. É bom lavar a alma volta e meia, porém, como sabes, a nossa vida anda tão atribulada que não sobra tempo para actividades prazenteiras.

Concordo com o que dizes do FMI, no entanto, mal por mal, pelo menos creio que vamos ficar a saber o estado em que realmente se encontram as finanças deste país e de que tamanho é o buraco onde nos enfiaram. Concordo, igualmente, que os islandeses são um modelo a seguir, mas não temos, como tão bem dizes, perfil para tal.

Posto isto, fico feliz que não tenhas esquecido o nosso tão adiado café. Um dia iremos tomá-lo caramba!

Que tudo te corra pelo melhor!
Bjos