quarta-feira, setembro 21, 2011

Ilusões a 3D

Já partilhei aqui os graffiti de Banksy, antes de ele ter vindo a Lisboa e de se ter dado a conhecer a um público mais vasto no que toca às tugas gentes.
Desta feita descobri Eduardo Relero, outro artista de arte urbana nascido na Argentina, que tem uma visão ainda mais particular do real. Este homem encontra-se numa perspectiva muito terra-a-terra, decorando ruas e pavimentos com figuras anamórficas. Desenha a três dimensões e imprime uma nota satírica e crítica aos seus trabalhos, não totalmente isenta de um certo dramatismo. 
Alguns dos seus desenhos chegam a atingir uma dimensão de doze metros, demorando cerca de três dias a ser concluídos. Mesmo sendo muito assediado por transeuntes curiosos, Eduardo não se deixa intimidar e a única condicionante com que se depara são as condições atmosféricas. 
O seu trabalho desenvolve-se nas ruas da cidade de Sevilha, onde actualmente habita, quase sempre sem licença. Partilha-o através de um blogue e tem alcançado alguma  notoriedade. 
















Grandes tempos estes, em que, para se ser artista, basta usar o pavimento urbano e os recursos informáticos. 

Onirismo surreal














Jacek Yerka nasceu na Polónia em 1952 e realizou estudos superiores em arte e design gráfico. A partir de 1980 passou a ser um artista a tempo inteiro, assumindo a influência de Hieronymus Bosch, Pieter Bruegel, Cagliostro, Jan van Eyck e Hugo van der Goes, dos quais também gosto particularmente.
Mistura paisagens surreais com elementos arquitectónicos oníricos e seres bestiais e o seu imaginário remete-nos para as ilustrações dos contos infantis, revisitadas e alteradas pela sua estética pessoal e extremamente peculiar. 
Tudo começa com um esboço em grafite, que depois é passado a carvão, de seguida colorido a pastel e finalizado com pintura acrílica. A minúcia dos seus desenhos e os detalhes que os povoam são absolutamente deliciosos, um festim para os olhos e para a imaginação.
Enjoy it!

PS - Carregando nas imagens, estas ampliam.